Destaques do surf gaúcho, Alexia Monteiro e João Victor Scharnovski, projetam 2026 com grandes conquistas
- Vinícius Leal

- há 5 dias
- 2 min de leitura
Disciplina, experiência internacional e a vontade de surfar e vencer

João Victor Neres Scharnovski, 18 anos, é um atleta em ascensão no cenário do surf profissional. Natural de Porto Alegre (RS) e atualmente residente em Florianópolis (SC), o surfista vem se destacando pela consistência competitiva, maturidade técnica e resultados expressivos nas principais plataformas nacionais e internacionais.
Em 2024, João Victor conquistou o título de Campeão Gaúcho Profissional, consolidando sua presença entre os novos talentos da categoria. No circuito Pro Jr/WS, ocupa a 33ª posição (2025), e no ranking profissional está na 117ª colocação do QS/WS (2025). Esses resultados confirmam sua evolução contínua e sua capacidade de competir em alto nível.
Bem adaptado a diferentes condições de mar, João Victor tem como ondas favoritas Atlântida (RS), Joaquina (SC), Silveira (SC), Pico da Cruz (SC), e clássicos do Havaí como Haleiwa, Rocky Point e Sunset. Sua experiência nacional e internacional inclui viagens de surf para Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Ceará, Alagoas, Uruguai, Califórnia (EUA), Havaí (Oahu), Punta Hermosa/Señoritas (Peru) e San Salvador (El Salvador).
Com foco, disciplina e ambição profissional, João Victor segue construindo sua carreira, mirando resultados cada vez mais relevantes nos principais circuitos do surf mundial.
TOP 5 Brasil - Dream Tour CBSurf

A surfista TOP One do Rio Grande do Sul, Alexia Leal Monteiro comemora o 5° lugar entre as melhores surfistas do Brasil no Dream Tour da Confederação Brasileira de Surf - CBSurf e 11° Latino America WQS.
Recentemente na Etapa de Torres RS do Circuito Dream Tour, Alexia garantiu o 2° lugar, o que praticamente garantiu sua posição entre as melhores do país.
Sua próxima competição será o WQS 4.000 no Espírito Santo.
Projeto Surf Sustentável - Desafio Pró irá garantir recursos através de LEI FEDERAL DE INCENTIVO AO ESPORTE
Para as disputas do WSL - Circuito Mundial de Surf em 2026, os atletas contam com o financiamento das empresas Odara Alfajores, RDV Brasil, Doctor Clin, Data Tech Indústrias, Valmorzinho Motos, Lydery Modas e Arrozeira Adib Peixoto, que destinam parte do imposto de renda ao projeto.
Segundo o marketing da Odara "somos genuinamente do surf, tudo começou na praia e sabemos da importância do esporte na vida das pessoas, em especial das crianças. Investir no esporte é investir no futuro".
Com previsão de início em Março de 2026, o projeto Surf Sustentável segue aberto para apoio de empresas de todo país através de incentivo fiscal integral.
Assista o vídeo:









Comentários